Travessão (—)! Não hífen (-) ou meia-risca (–).

Olá, pessoal. Como vocês já devem ter percebido, procuro neste blog falar de livros, e, além disso, repassar dicas de pessoas que entendem do assunto para àqueles que pretende escrever os seus próprios livros. Hoje, trago dicas e informações sobre um importante sinal de pontuação para todos que escrevem em prosa ou até mesmo em versos. O travessão (ou risca).

Parte 1 — Usos do travessão:

 

  • Num texto literário, um travessão indica que não é o narrador quem está a falar, mas uma das personagens.
Vários travessões indicam a mudança de interlocutor entre as várias personagens.
— Bom dia, nhá Benta.
— Bom dia, meu filho.
— Vai precisar de mim, sinhá?
— Preciso sempre, toda hora. (Monteiro Lobato)
  • No meio de uma frase de uma personagem os travessões indicam uma curta intervenção do narrador para, por exemplo, esclarecer qual é a personagem que fala.
— Matei um homem — diz Mylia. — Deixam-me entrar? (Gonçalo M. Tavares, Jerusalém, Caminho 2005, p. 251)
  • Em qualquer texto, o travessão pode isolar e reforçar a parte final de um enunciado, como se fosse dois pontos.
“Um mundo todo vivo tem grande força — a força de um inferno.” (Clarice Lispector)
“Quero espalhar perfumes — perfumar sua alma.” (Cecília Meireles)
“A sua vista não ia além
Dos quatro muros que a enclausuravam
E ninguém via — ninguém, ninguém —
Os meigos olhos que suspiravam.” (Manuel Bandeira)
Um dos professores — solteiro e jovem — começou um namoro com a filha de um estancieiro. (Erico Veríssimo, Acidente em Antares, Livros do Brasil sd, p.143)
Fonte: Wikipédia
Parte 2 — Onde muitos erram e como adicionar facilmente travessões a seu texto:
A maioria das pessoas faz o uso gramatical correto do travessão, mas utiliza o sinal de pontuação errado para expressá-lo. Observe:
            – Matei um homem – diz Mylia. – Deixam-me entrar?
ou
            – Matei um homem – diz Mylia. – Deixam-me entrar?

Os dois sinais utilizados podem assemelhar-se com o travessão, mas não o são realmente:



– = Meia-risca


– = Hífen


Travessão =


Essa confusão ocorre na maioria dos livros editados no Brasil. Sejam cometidos por autores ou tradutores; o principal motivo para isso acontecer é que o sinal não é facilmente colocado nos editores de texto como Word, e seus atalhos mais conhecidos são de difícil execução.
Para vocês que escrevem ou pretendem escrever e querem excelência no seu trabalho e utilizar o “verdadeiro” travessão (—) basta seguir a seguintes dicas:


(As seguintes dicas são executáveis na versão 2007 do editor de texto Word, quaisquer dúvidas ao executá-las deixem-as nos comentários.)


1.      Copie e cole o seguinte sinal de pontuação em uma página em branco do Word:
2.      Selecione-o e vá ao botão Office, depois vá em Opções do Word;
3.      Em seguida vá em Revisão de Texto, e então Opções de AutoCorreção;
Imagem do passo-a-passo:


4.      Você vai encontrar uma página assim:


5.      Em “Substituir” você vai colocar ‘–’ (dois hífens). Depois clique no botão logo abaixo “Substituir” e por último em “OK”.



Assim, toda vez que você for utilizar em seu texto travessão é só digitar dois hífens (–) que irá aparecer automaticamente e as confusões deixaram de ser cometidas. Viu, você criou um atalho de fácil acesso para você acrescentar os travessões (—) ao seu texto e nunca mais confundi-los com hífens (-) ou meia-riscas (–).



Espero ter ajudado para que esse erro na persista nas nossas produções literárias…
Até mais!

12 comentários em “Travessão (—)! Não hífen (-) ou meia-risca (–).

  1. Ah, essa dica também é boa, Ale! Só que em teclado de notebook ela não funciona 😦 Vou tentar acrescentar outras dicas daqui pra frente… Nossa o negócio do sublinhado é pior que usar hífen!! rsrs

    Curtir

  2. Eu adorei! Sempre usei o traço por não conseguir fazer o travessão no computador mesmo (ao escrever na mão, uso o travessão sempre) e já substituí…O problema é que na minha versão do word, se você utiliza dois travessões na mesma frase, um deles volta a ser –… você sabe como contornar isso?Na dúvida, já modifiquei todos os traços por travessões e deixo ele no ctrl+v.Preciso aprender a fazer isso no OpenOffice…

    Curtir

  3. No Word: para o travessão (sinal mais longo), segurar a tecla Alt Gr e apertar o sinal de “menos” no teclado numérico, à direita. Para o traço ou meia-risca (sinal médio), segurar a tecla Ctrl, e apertar o sinal de “menos”, no mesmo teclado. Para o hífen ou sinal de “menos” (sinal mais curto), usar as duas teclas costumeiras.
    Lamento não saber informar para o OpenOffice, mas não custa tentar o mesmo procedimento

    Curtir

  4. Sempre escrevi em PC. Só agora ganhei um notebook de presente, aí passei todos meus textos para ele e sentia falta do bendito travessão. Valeu pela dica. Estava me irritando com isso, já. (risos) 😉

    Curtir

Deixe um comentário