Jim Butcher — dicas de como montar as bases para um romance

Juntando tudo

Como começar sua história

ou

Como organizar essa tremenda bagunça

por Jim Butcher

****

Então você tem uma grande ideia para uma história. Você tem bons personagens, boas tramas, talvez uma grande cena ou duas em mente. Você está pronto para mergulhar de cabeça nela.

Se você só precisa saber ONDE mergulhar.

Fique atento e me ouça, jovem escritor padawan[1]: organize algumas coisas primeiro. Isso vai privar-lhe de imensas dores de cabeça ao longo do caminho. Vou compartilhar o que eu faço antes de começar um romance com vocês galera. Espero que isto lhes dê uma ideia de como fixar suas bases.

Esta não é a única forma de fazê-lo, só Deus sabe. Isto não foi concebido como um tipo de artigo “Faça Deste Jeito”. Mas este é o jeito que *EU* me organizo, e tende a funcionar na maioria das vezes.

***

Página UM — Bases

QUESTIONE A HISTÓRIA

A primeira coisa que você precisa fazer é QUESTIONAR A HISTÓRIA. Questione sua história e a coloque no papel.

PROTAGONISTA

Descreva seu personagem, o que o identifica e seus traços e como você pretende colocá-lo na história.

ANTAGONISTA

Faça o mesmo que fizer para o principal. Ele também é um personagem, então todas as mesmas regras se aplicam a ele.

Página DOIS — Coluna da história ou TRAMA

Não sei muito bem como explicar isto.

Pegue um GRANDE pedaço de papel. Desenhe uma grande e curva coluna. No lado ESQUEDO da coluna, escreva uma breve frase sobre a cena do início. No lado DIREITO, escreva uma breve frase descrevendo o clímax do livro. Este é o seu pote de ouro no fim do arco-íris.

No TOPO da coluna, descreva seu DESENROLAR, ou qualquer evento que fará os dominós começarem a cair.

Então faça um monte de linhas de tempo ao longo do caminho e coloque nelas qualquer cena que você tiver em mente e quiser fazer. Uma vez feito isso, adicione mais algumas linhas de tempo entre elas, coloque nelas frases descrevendo cenas que ligarão seu personagem de uma linha de tempo a outra, de uma forma lógica.

Páginas TRÊS para frente — SUBTRAMAS

Faça colunas de história para todas as suas subtramas. Certifique-se que você sabe onde elas começam, terminam e quais acontecimentos as fazem serem solucionadas.

DEMAIS PÁGINAS — PERFIS DOS PERSONAGENS

Você precisa fazer um perfil para TODOS os personagens significantes, cada um em sua própria folha, assim como fez com seu Protagonista e Antagonista. Eu gosto de proceder com a criação de perfis de personagens como eu faço na criação de colunas da história, criando cada um conforme a necessidade dele para a história, ou atando personagens estabelecidos na coluna principal ou nas subtramas.

ESBOÇO DE CENAS E SEQUÊNCIAS

VEJA BEM. Agora você tem um bom esqueleto da história. Na verdade, você já criou inúmeras Cenas e Sequências mesmo sem saber.

Cada uma de suas linhas de tempo e frases poderão descrever ou um acontecimento da história (uma CENA) ou um ponto lógico que ligará você a um próximo acontecimento da história (uma SEQUÊNCIA). Começando pelo início, esboce sua primeira CENA nesta mesma página, de acordo como descrito no artigo sobre CENAS. Depois esboce a SEQUÊNCIA que prosseguir.

(Muitos escritores colocam isto em fichas dispondo-as em uma linha na ordem que forem trabalhar com cada acontecimento. Isso funciona, mas ocupa MUITO espaço no chão, e se você tiver cães e crianças, eles vão tentar acabar com sua trama.)

Repita isto até o CLÍMAX.

***

CLÍMAX

Esboce o CLÍMAX, assim como descrito no artigo sobre CLÍMAX.

***

Voilà.

Agora você tem um pacote de folhas que lhe dará uma base sólida para começar, assim como material de referência útil quando você esquecer qual é a cor dos olhos do seu personagem quando você estiver no capítulo 20. Você criou placas para ajudar e guiá-lo pelo caminho, arranque.

Sim, simples assim. Mas está na cara que não é fácil. Mas, você tem um bom ponto de onde começar, e uma rota estabelecida para você se guiar.

Se você continuar a escrever livros, o processo vai mudar para se adequar a você — isso é o que deve acontecer. Você vai começar a entender seus pontos fracos e fortes, e como delinear com antecedência problemas que você poderá encontrar no caminho. Mas, por enquanto, esta não é uma forma ruim para se começar.

 

Portanto, escreva agora mesmo.

Tradução: MAICON Z. VOLLZIN
Baseado no texto publicado no LiveJournal do autor. Não houve intenção de infringir os direitos resguardados pela autor. Para ler em inglês clique: Jim’s Livejournal.

 

 

Deixe um comentário